Esclarecendo a verdade sobre a Acupuntura.
- Regulamentação Acupuntura
- 16 de jun. de 2016
- 1 min de leitura
É importante esclarecer alguns pontos sobre a prática da Acupuntura no Brasil e no mundo.
Não existe nenhuma lei, ou decisão judicial que restrinja a prática da acupuntura a alguma profissão no Brasil.
Na china, a formação em acupuntura não é vinculada a formação em “medicina alopática”, também conhecido como “medicina ocidental”, como se referem a formação médica no Brasil. Veja o texto abaixo da Embaixada da China.
A Organização Mundial de Saúde defende e incentiva a regulamentação e formação de Acupunturista Tradicional, assim como a incorporação desta prática as demais profissões de saúde. Desta forma, tem sido regulamentada em diversos países do mundo, incluindo os Estados Unidos, Canadá, China, Portugal entre outros.
A Federação Mundial de Sociedades de Acupuntura e Moxabustão (WFAS) maior órgão internacional de Acupuntura e instituição, e subsidia a Organização Mundial da Saúde no tema, não restringe a formação em Acupuntura a nenhum profissional de saúde e reconhece a formação de acupunturistas tradicionais.
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Brasil defende está prática de forma multiprofissional, e são atualmente, realizadas no SUS, por médicos, fisioterapeutos, odontólogos, terapeutas ocupacionais, biomédicos, enfermeiros entre outros, em mais de 400 municípios brasileiros.
Assim, é preciso acabar com a desinformação no Brasil, e com o discurso tendencioso que algumas instituições e profissionais brasileiros têm proferido sobre acupuntura. Este tipo de atitude tem sido um atraso para o desenvolvimento da acupuntura e para o cuidado da saúde das pessoas em nosso país.

Comments