Carta aberta a Celso Russomano, autor do PL da Acupuntura
- Jean Luis de Souza
- 26 de out. de 2016
- 2 min de leitura
Exmo. Sr. Deputado
Celso Russomanno-SP-
Assunto: PL Acupuntura

Venho por meio deste, representando e na condição de Presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares CAP-FEBRASA- Federação Brasileira de Acupuntura e Práticas Integrativas e Complementares-FEBRASA, Presidente da Sociedade Brasileira de Acupuntura –SBA, solicitar vosso empenho junto ao relator do Projeto de Lei de sua autoria, que regulamenta o Exercício da Acupuntura no Brasil, sabedor que é, o mesmo já tramita na Casa há mais de 10 anos e estamos vivendo um momento decisivo para a Acupuntura e para a saúde do povo brasileiro, na tramitação na CCJ.
Como autor do projeto, juntamente com os Acupunturistas de São Paulo, estado da Federação que concentra o maior número de Acupunturistas do Brasil, e dos demais estados brasileiros, não podemos deixar que o corporativismo médico vença esforços de anos de luta na tramitação da matéria, sua participação efetiva junto a seus pares na busca pela aprovação da matéria na CCJ se faz urgente, necessária e fundamental.
Caso, como estamos percebendo, o relator Deputado Hiran Gonclavez, venha proferir um relatório pela não constitucionalidade da matéria, o qual sabermos será tendencioso e sem bases jurídicas, precisamos estarmos juntos, buscando alternativas na Comissão de Constituição e Justiça - CCJ da Câmara, para impedir o arquivamento do Projeto, o que seria uma grande derrota pra todos, mas de 100 mil Acupunturistas brasileiros, em especial para o SUS e para a saúde da população brasileira.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Estamos com uma Comissão Parlamentar, instituída junto ao Congresso Nacional pela FEBRASA Brasil, a qual sou o Presidente, gostaria de poder ser recebido por V. Excia. em seu gabinete em data que julgar mais oportuna, mesmo em detrimento a outras frentes, que sabemos estão lhe assessorando na tramitação do Projeto de Lei.
Também pretendemos montar uma campanha pelas redes sociais e outros veículos, com foco em São Paulo, estado que concentra o maior número de Acupunturista do Brasil, expondo a situação em que se encontra o Projeto de Lei, as tratativas que estão sendo elencadas e esforços para aprovação do mesmo, a qual gostaríamos que poder contar com seu apoio, através de gravação de uma entrevista, a mesma estamos realizando com vários parlamentares, expondo as opiniões quanto ao Projeto de Lei, não seria de bom tom, não ouvir em primeira mão, o autor do Projeto, também para a qual solicitamos que possa abrir sua agenda.
Montamos um Dossiê Técnico, que se encontra disponível em www.febrasabrasil.com.br que poderá subsidiar seus pares e apoiadores na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, quanto a situação da Acupuntura no Brasil e no mundo, podendo ser de auxilio na discussão da Constitucionalidade do Projeto de Lei de vossa autoria.
Na expectativa de uma resposta as solicitações acima, aguardarmos um retorno, pois por ocasião de visita de nossa assessoria parlamentar ao vosso gabinete, tivemos a impressão que sua agenda esta muita assoberbada, porém frente as ações que pretendemos tomar com urgência, gostaríamos que fossemos ouvidos e que possa estar ciente dessas ações que envolvem o Projeto de sua autoria.
Sem mais, renovamos protestos de estima e consideração
Dr. Jean Luis de Souza
Presidente da Comissão Parlamentar da FEBRASA -CAP-FEBRASA
Presidente da SBA- Sociedade Brasileira de Acupuntura
Fisioterapeuta e Acupunturista
Kommentare