top of page
Buscar

A importante presença das PICs na 20ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Moviment

  • Foto do escritor: Regulamentação Acupuntura
    Regulamentação Acupuntura
  • 29 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

O evento Realizada nos dias 24 e 25 de agosto, a 20ª Plenária do Nacional de Conselhos de Saúde uniu conselheiros, entidades, movimentos sociais e populares de todo Brasil para discutirem: o modelo institucional do SUS, a integralidade, a consolidação do sistema e o direito à saúde, as eleições municipais e o fortalecimento do SUS e do controle social. E as PICs estavam lá.

As PICs

A Tenda de Cuidados foi um espaço de acolhimento conectado com o tema “O SUS do tamanho da necessidade do povo brasileiro”. Cuidar bem das pessoas é um dos grandes desafios de todo o sistema. Entretanto, quando pensamos num cuidado integral, que transcende o biologicismo e o tecnicismo da atenção à saúde (que comumente é apenas "atenção à doença"), as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) surgem como uma proposta de ampliação das abordagens de cuidado e opções terapêuticas, de forma a contribuir, significativamente, para a resolubilidade do SUS.

Durante esses dois dias de Plenária, aconteceram atendimentos individuais por meio de Reiki, Massoterapia, Auriculoterapia, Reflexoterapia e Aromaterapia, num total de 350 pessoas passando pelo espaço. Mais do que ofertar PICs para os participantes da Plenária, promovemos reflexão e possibilitamos aos gestores, conselheiros, trabalhadores e usuários do SUS experienciarem uma forma de cuidado que previne, promove e recupera a saúde.

Roda de conversa A participação da Tenda de Cuidados na 20ª Plenária levantou questionamentos entre os participantes que puderam vivenciar as práticas ofertadas: as PICs estão no SUS? Podemos ter isso em nossa região? Como faço para implementar a PNPIC no meu município?

Foi discutido também como poderá ser efetiva a colaboração do controle social na formulação dos planos municipais de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, a criação de comissões em PICs dentro dos conselhos municipais e estaduais e, por fim, implementação da PNPIC nos centros de saúde dos municípios. Deixou também boas impressões aos participantes, que firmaram o compromisso de levar essa abordagem à população de sua região.

Pode-se dizer que o Espaço de Cuidado em PIcs cumpriu o propósito de irradiar energia criadora e de cuidado, integrando espaços, sentidos, sujeitos e ações de forma a promover encontros, troca de experiências, e identificou novas perspectivas e possibilidades de atuação na assistência, no controle social, na implementação de políticas e na formação para o fortalecimento do SUS.

Foi tão encantadora nossa presença que um dos usuários atendidos pelos nossos cuidados deixou um recado carinhoso pra gente:


 
 
 

댓글


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page