top of page
Buscar

Afinal, o que é Acupuntura Multiprofissional?

  • Sohako Bastos
  • 26 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Os termos "multiprofissional" e "interdisciplinar" passaram a fazer parte da área da saúde nos últimos anos. Multiprofissional, obviamente, é relativo à atuação de várias profissões ou atividades profissionais. Interdisciplinaridade, todavia, diz respeito tão-somente a algo comum a duas ou mais disciplinas ou ramos do conhecimento.


Na área da saúde é fundamental o bom entendimento dessas palavras, pois confunde-se com o "multidisciplinar", que é apenas um sistema de ensino, que engloba experiências em várias disciplinas, em busca de metas a atingir, dentro de um programa acadêmico específico.


Na atual realidade do exercício profissional da Acupuntura e da Medicina Tradicional Chinesa no Brasil, multiprofissional em Acupuntura engloba todos os profissionais que exercem a prática dessa ciência, independente da sua formação anterior, contemplando os graduados na área da saúde com especialização, mas, também, os graduados e os técnicos nessa área do saber, além daqueles que já exercem a atividade há mais de cinco anos. Tudo isso afirmado de acordo com o único Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional Brasileiro com o fito de regulamentar o exercício da Acupuntura no país.

A Febrasa – Federação Brasileira das Sociedades de Acupuntura e Práticas Integrativas em Saúde, por conseguinte, defende a regulamentação ACUPUNTURA MULTIPROFISSIONAL, ou seja, aquela que inclui em sua prática, como já explicitado, todos os graduados da área da saúde com especialização, abarcando os graduados, os técnicos e aqueles que já exercem a atividade da Acupuntura há mais de cinco anos. Podemos considerar, também, que as Diretrizes para o Treinamento Básico e Segurança em Acupuntura da Organização Mundial da Saúde (OMS) estão em concordância com esse entendimento.


A Febrasa defende todos os profissionais e todas as entidades de Acupuntura do Brasil na esperança de que possamos construir uma legislação justa e, dentro do possível, a mais perfeita e plausível com o objetivo de atender o maior número de cidadãos brasileiros necessitados, os quais anseiam pelo crescimento desse serviço terapêutico no Sistema Único de Saúde (SUS) sob a atuação de profissionais de Acupuntura com excelente qualificação e habilitados para o exercício dessa arte-ciência.


Junte-se a nós nessa jornada histórica de regulamentação da Acupuntura no Brasil.

Dr. Sohaku Bastos

- Presidente da Federação Brasileira das Sociedades de Acupuntura e Práticas Integrativas em Saúde (FEBRASA).

- Diretor para o Brasil da World Federation of Acupuncture and Moxibustion Societies (WFAS), em relação oficial com a Organização Mundial da Saúde (OMS).


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page